Pause e Respire a Vida (BVIW)
A todo momento estamos seguindo ou desejando ir para algum lugar. Para cima e para frente é a meta diária. Nada de retrocessos ou abismos. O movimento é constante. Ainda que a mente implore por um descanso, o senso, com a sua responsabilidade e obrigações inadiáveis, ignora os apelos do corpo, e prosseguimos.
Certo dia falei para uma amiga que ela precisava de descanso. Andava muito estressada com tudo. A resposta foi a que e todos damos: os compromissos não permitem esses luxos. Tentei enumerar motivos plausíveis. Seria inútil, então fui mais racional possível:
- Você não quer se permitir repouso, mas quando ficamos doentes não deixamos tudo para depois? Atrasamos tarefas e delegamos a outras pessoas o que era da nossa competência.
Parece que essa fala acendeu um alerta e surtiu nela o efeito que eu pretendia. Quando começou a se priorizar, essa amiga encontrou tempo para si mesma em meio à correria diária. E está muito bem e feliz.
Oriento toda gente a se permitir folgas entre as suas horas apressadas. Melhor gastar um tempo para si, que perder a boa saúde ou a vida. Então pause. Relaxe. Contemple. Respire. Viva!