A TELA CHEIA DE VIDA - BVIW
Os últimos dias de férias eram dedicados para eles, as primas se reuniram na casa dos avós. Todo ano as jovens aproveitavam para estar perto do casal afetuoso. A janela aberta da sala lembrava uma tela do artista plástico Mané Tatu. Na parede ao lado, adornada em uma elegante moldura, havia uma tela. Belíssima. Jordana, amante da cultura, se encantou com a obra:
- Nossa, vó, que lindo quadro! Olha as cores, a combinação sutil das nuances, a delicadeza dos traços. Parece que o artista retratou um momento muito agradável! Como não reparei nessa lindeza antes?
- Agora vai dar uma de curadora e achar que consegue perceber até o que o pintor sentia na hora da criação, Jo? – Brincou uma das primas.
- Mas é verdade, tem muita vida nessa arte, parece que é uma janela e não afresco de tão incrível! Não percebe?
De repente estavam as seis meninas namorando o quadro. Havia de fato algo mágico nessa pintura. Ela despertava bons sentimentos, enchia a alma de leveza, deixando a pessoa com uma gostosa sensação de bem-estar. Quando a vó Dirce chegou com o suco de acerola e o delicioso bolo de fubá com goiabada, Jordana perguntou quando ela havia adquirido o quadro e quem era o autor daquela maravilha.
- Ah, foi a sua tia Ana que trouxe há alguns anos quando esteve em uma exposição. É mesmo lindo! Agora o pintor... Veja na lateral da tela, querida.
A neta aproximou-se da pintura e com certa dificuldade leu: - O autor é Van...
- Van Gogh!? – Apressadamente uma das primas concluiu. Que preciosidade!
Mas Jordana olhando melhor, disse:
- Não, não é Van Gogh... É Van Ice. E com certeza, excelente artista!
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Este texto é dedicado à autora Vanice Zimerman IWA, que além de pintar as letras com suavidade, ela escreve poemas em telas lindas. Uma artista multifacetada que tanto admiro.
Tema proposto pelo BVIW - A arte de não fazer nada
(BVIW - *BECOMING VERY IMPORTANTE WRITER/ "Tornando-se um escritor muito importante").
Foto reprodução do livro: "Imagens Gaúchas"