Djanira Luz dj@
As Palavras Que Criam Vida...
Textos

INOCÊNCIA SEM RACISMO (BVIW)

 

 

A turma de noventa e nove era a mais agitada de todo colégio. Havia rixas por motivos variados: melhores nas notas, na aparência, na condição financeira. Os professores precisavam ser, além de excelentes profissionais de Educação, pacificadores.

 

Na hora do intervalo, porém, era quando as rivalidades ficavam mais evidentes, e as línguas atrevidas das crianças viravam chicotes. As alunas reunidas conversavam:

 

- Meu pai é advogado, e me dá tudo o que eu quiser!

 

- É mesmo? Só nunca vem nas suas apresentações nem na festa dos Dias dos Pais!

 

As sardas no rosto da ruiva se destacaram por ter ficado vermelha de raiva e tristeza. Aline se afastou das colegas indo sentar na escadaria do pátio. Não teve jeito, Jéssica estava naqueles dias de atentar. Numa corrida se aproximou dela, e continuou:

 

- Você tem cabelos de água de salsicha, e seu rosto parece mingau de maisena com canela!

 

Depois Jéssica deu a gargalhada mais estrondosa, que os colegas todos olharam e riram junto. A ofensa não ficou sem uma resposta implacável, Aline engoliu o choro, e saiu cantando bem alto:

 

🎵- “(...) E o cabelo dela parece até bombril de arear panela...”🎶🎼

 

Quando os pais foram chamados no colégio, as mães entraram em acordo de que não iriam se intrometer. E se havia ares do racismo entre as meninas, a resposta da Aline foi no mesmo tom da provocação da Jéssica. Então, as duas deveriam encontrar uma forma de convivência civilizada e respeitosa. As mães sabiam, crianças são inocentes, e apenas dão o troco sem a intenção de magoar sentimentos. 

 

 

 

 

 

Tema proposto pelo BVIW: Ares do racismo

 

(BVIW - *BECOMING VERY IMPORTANTE WRITER/ "Tornando-se um escritor muito importante").

 

 

 

 

 

Djanira Luz
Enviado por Djanira Luz em 19/07/2022
Comentários
foto
Mônica Cordeiro
É interessante seu conto. Aborda a temática de forma bastante familiar. Não há um que não tenha visto ou ouvido falar algo nesse sentido. Muito bom!
foto
Cassia Caryne
Pois é... que elas aprendam a viverem nesse mundo que é de todos e é colorido!
foto
Jaciara Dias
Excelente abordagem, Dja. Criança é criança. Quem não? O adulto é quem distorce as coisas e tem uma intencionalidade nas ações . Parabéns pelo texto muito bem trabalhado! Abraços da Bahia!!!
foto
Edimar Luz
Um excelente conto. Maravilha! Parabéns, minha parenta Djanira Luz! Boa noite! Abraços poéticos. P.S. Por gentileza, veja os meus últimos soneto... Obrigado!
foto
Mary Fioratti
Dja: Passei muito isso aqui nos EUA... E sim, querida, eh uma realidade! Tema maravilhosamente abordado!
Site do Escritor criado por Recanto das Letras