Imagem arquivo pessoal - Título: "Dono de si"
PELA IDEIA DE LIBERDADE!
“Por que você gosta tanto de passarinhos? Vive postando fotografias deles!” Foi o que ouvi outro dia. A resposta é simples. A ideia de liberdade causa-me imenso fascínio. E isso não é de hoje. Tem raízes no passado que ficou sufocado na autoridade do pai e de alguns enérgicos professores. A razão era deles e ai de quem ousasse rebater ou manifestar ideias contrárias às suas! No decorrer da vida, esbarrava em regras, disciplinas, crenças e outras questões que me aprisionavam as vontades. Disciplinada e educada para acatar o que me era imposto, nem percebia as podas que ia levando dias afora.
Gosto de passarinhos porque têm asas. Voam! E não raras vezes estive presa em meus medos, inseguranças, proibições que me impediam seguir livremente. Ver um pássaro livre, dono de si e de seus voos estimula-me e me alegra as horas. Quanto tempo andei aprisionada por conceitos, tabus e diferenças do pensar. Era mais cômodo e tranquilo calar a voz ou abrir mão de uma vontade para não criar desarmonia.
Com a vivência fui aprendendo, a duras penas, obter liberdade, voar independente de aprovações não é fácil. Machuca. Cansa. Com tudo isso, com os tantos poréns e maus tempos, não há sensação melhor e satisfatória que ser livre de ideias e atitudes!
Por isso, minha cara, amo os pássaros e passarinhos. Não é preciso asas para que eu seja livre. Sem dúvida, a ideia de liberdade que os passarinhos me passam é, de fato, ilimitada!