Djanira Luz dj@
As Palavras Que Criam Vida...
Textos


As imagens desta página foram retiradas da busca Google, caso seja sua criação e não autorize postá-la, favor entrar em contato comigo que retirarei imediatamente. Obrigada!

 


CORRENTES PARTIDAS?


 
Foram realmente partidas as correntes que aprisionavam os negros? Valeu a coragem da Princesa em promulgar a Lei Áurea? Os negros, afro descendentes são de fato livres?
 
O que é liberdade? Direito de ir e vir? Poder fazer ou dizer o que se quer? Estar onde e com quem se quer? É o afro descendente ter todos e mesmos direitos que o caucasiano possui?
 
Não. Não é o que vejo na realidade dos olhares e intenções. Há muita corrente aprisionando o negro, infelizmente. Da boca para fora a liberdade é um sonho lindo alcançado com abolição da escravatura. Dentro de muita mente, porém, o branco mantém acorrentado ideias preconceituosas e ultrapassadas.
 
Um negro na rua é só mais um afro descendente. Um anônimo invisível como qualquer branco pobre. Um negro afortunado ou famoso não tem cor! Já ouvi muitos dizendo:
“- Ele nem é tão escuro assim”. Incrível como dinheiro e status alteram cores nos olhos dos preconceituosos!
 
Você libertou a raça negra de preconceitos? Despiu-se dos seus? Aceitaria com naturalidade se um filho ou filha casasse com alguém da raça negra? Entre dois candidatos a vaga de emprego onde a competência de ambos fosse a mesma, concederia a vaga para qual deles?
 
Desprezo qualquer tipo de preconceito. Mas, o da cor onde fez do negro escravo, é vergonhoso. Para mim, liberdade racial é fato. Foi ontem, é hoje e sempre será.
 
Obrigada, princesa Isabel Cristina pela sua coragem e ousadia heróica!
 
 

Djanira Luz
Enviado por Djanira Luz em 13/05/2010
Alterado em 13/05/2010
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras