Djanira Luz dj@
As Palavras Que Criam Vida...
Textos

FESTA DA GIL GIRAFA - 1ª parte.

A floresta amanheceu prometendo... Dia de festa! Aniversário da amiga Girafa. Teriam muitos convidados, pois no Reino Animal não fazem diferença de classes. Estariam reunidos e unidos animais selvagens e domésticos. “Out apartheid!”.

 

Cada animal foi buscar um presente especial para a Girafa. Aquele filhote de Hiena gozador, falou para o senhor Besouro, vendedor de amendoins:

 

- Olá, senhor Pelembus! Vim comprar quatro quilos dos seus deliciosos amendoins... Afinal, para uma amiga como a Gil tem que ser algo grande como seu pescoço, digo, como sua generosidade... He,He,He! -Brincou o filhote, pois hiena que se preze, não perde a chance de fazer uma gracinha.

 

- Muito, bem Hiena Ray, vai pagar agora ou pôr na conta da sua mãe? – Quis saber o Besouro vendedor.

 

- Ah... Anota aí, por favor, mais tarde mamãe vem acertar com o senhor.

 

- Tudo bem, filhote, pode deixar! Também irei prestigiar a amiga Gil... Até lá!

 

- Até lá, senhor Pelambus! Obrigado.

 

-Sempre às ordens! – Respondeu o cortês Besouro.

 

***

 

A decoração da festa ficou por conta do Buffet da senhora Beija-Flor e seus inseparáveis ajudantes. A Abelha Rainha, uma das funcionárias do Buffet, comandava suas subordinadas: as abelhas carpinteiras furavam os troncos de árvores para fixar ali rosas de todas as cores e as abelhas rebocadeiras davam o retoque, colando com resina as flores para que não caíssem durante a festa. As abelhas cortadoras-de-folhas, traziam folhas para servirem de toalhas. Cobriam as mesas enquanto as construtoras iam colando pedrinhas brilhantes para que as toalhinhas ficassem bem bonitas, afinal, a Girafa merecia! Por fim, as abelhas cardeadoras forravam os pratinhos com pelos e lãs para pôr neles, balinhas e pirulitos de mel.

 

A dona Macaca Mika ficou responsável pelo bolo. Cada animal ficou de contribuir com o que tinha para fazer o bolo. Dona Macaca ia precisar de muitos ingredientes, pois foram convidados todos muitos animais. A Macaca Mika era muito sabida, foi fazendo os cálculos de quantos ingredientes precisaria para fazer o bolo de acordo com a quantidade de convidados, ela disse para o seu ajudante porco-espinho:

 

- Espetinho, meu filho, temos que fazer muitos docinhos e sucos, pois vem bicharada que não tá no gibi!

 

O Pombo-Correio Columba, responsável pela entrega dos convites, ouvindo a conversa, foi logo dando opinião:

 

-Iiiih, comadre Mika... Pode preparar o braço para fazer as guloseimas porque na minha família, tem pombo pra encrenca! – Disse dando gargalhada.

 

Dona Ratazana Gabirú que morava no esgoto, ao ouvir a conversa do pombo Columba, acrescentou:

 

- Então dona Mika, pode somar quatro vezes mais a da família do pombo porque além dos Ratos do esgoto, na minha família tem os ratos do mato! E sabe que é povo lá de casa, comem, comem e quando se pensa que estão satisfeito, aí que eles comem mais ainda!

 

Pelo visto, dona Macaca Mika iria precisar de muita ajuda para dar conta de tantos quitutes e poder saciar as bocas nervosas dos convidados. Então, ela fez a lista de ingredientes e quem ficou responsável por levar:

 

Dona Vaca Foi-Pro-Brejo traria 50 litros de leite;

a Zaaabelinha daria 30 litros de mel;

dona Aveztruzilda levaria 40 ovos;

o Gafanhoto levaria 30 favas de baunilha

e as formigas Saúvas Sauras, levariam variedades de frutas silvestres como amoras, morangos para recheio e cobertura do bolo.

 

A cegonha Boa Vista, foi junto com o Elefante Tetê, buscar os ingredientes.

 

Quando a Mika recebeu tudo necessário para o preparo do bolo, com um exército de amigos bichos, logo preparou tudo. Na hora da festa, a clareira estava toda enfeitada. Uma beleza! Gil Girafa não cabia em si de tanta felicidade. Na grande mesa feita de bambu e folhas de coqueiro, presente da família do Besouro-Serrador. Os besouros serraram as árvores frutíferas, as formigas carregaram as frutas para os sucos e as folhas para cobrir as mesinhas.

 

A mesa tinha uma variedade de frutas, docinhos de amendoim, coco, banana, tinha frutas carameladas, saladas de frutas, sucos de jabuticaba, laranja, manga, goiaba, gengibre, caju, entre outros.

Foram chegando os convidados, cada qual com um presente para a Girafa.

 

O Coelho Léo olhou para as patas do Tigre e perguntou:

 

- Amigo Tigre Sam, o que você trouxe de presente para a aniversariante?

 

- Eu comprei um lindo colar de pétalas de Dama da Noite. E você, o que trouxe?

 

- Ah... Um colar também...

 

Então, houve um zunzunzum na clareira porque pelo menos trinta Agapornes pensaram também em dar cordão de presente. Pudera! Pensar na Girafa vem logo a imagem do longo pescoço. Pescoço lembra colar, cordão, chalé, cachecol...

 

Seu Corujax, deu logo um jeito de acalmar os ânimos da bicharada:

 

- Araaa, calem seus bicos, suas Agapornes barulhentas “dusinfernos”! A Gil tem pescoço pra todo mundo, ora essa!

 

- Foi um alvoroço, todos acharam graça da fala do Corujax. Afinal de contas, ele tinha toda razão!

 

De repente, o GatoTony, deu um berro que parou toda a...

 

 

 

 

...Continua...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Djanira Luz
Enviado por Djanira Luz em 13/02/2009
Alterado em 25/11/2021
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras