FAZER RIR É COISA SÉRIA!
Contar piada não é atributo de qualquer um. Precisa ter talento, carisma. Quem se arrisca a essa arte, precisa ter peito e arcar com as conseqüências. Pois não há mais nada desagradável do que assistir programa de humor ou teatro e não conseguir dar uma risada. O bom humorista é aquele que mesmo sem abrir a boca, já causa riso. A gente pensa: “ Esse humorista é demais!”. Isso é arte. A arte de fazer o outro rir.
Falando apenas em nível nacional, deixando os importados de fora nessa leva. Existem grandes humoristas consagrados que permanecem atuando. Eu admiro e acompanho seus trabalhos. Gosto muito do Jô Soares. Para mim, um dos melhores comediantes porque gosto de humor inteligente e ele segue essa linha. Tanto que deixou de fazer programas humorísticos para atuar no seu próprio programa. Agora ele faz programa inteligente de entrevistas, com humor.
Tem o Chico Anísio que criou várias personagens. Até hoje brinco com o “Vampiro Brasileiro”; o “Painho”... Ainda lembro a música-tema dele. Também a personagem do político corrupto que queria mais ver o pobre morto, o “Justo Veríssimo”, com aquele jargão “Odeio pobre!”. Pobre de nós com os políticos que abusam do poder. Com uma personagem irreverente e inteligente, Chico Anísio também ia dando o seu recado para que o povo ficasse atento...
Na atualidade, tenho apreciado duas duplas de humoristas: Leandro Hassun e Marcius Melhen; Rafinha Bastos e Marcelo Mansfield e o grupo “Melhores do mundo” que reúne diversos humoristas, alguns deles estão em programa de humor como o Zorra Total.
Tanto a dupla Leandro Hassun e Marcius Melhen e Rafinha Bastos e Marcelo Mansfield possuem a mesma característica - têm humor inteligente. A primeira dupla brinca com questões gramaticais e faz graça com toda e qualquer situação do dia-a-dia. Já a segunda, além dos comentários hábeis sobre erros da língua portuguesa, tem um humor negro incrivelmente bem elaborado. Imperdível!
Nos “Melhores do mundo” há grandes nomes aproveitados na mídia. Infelizmente, por algumas concessões, por vezes são obrigados a fazer personagens que desmerecem seus talentos. Além da atuação, o roteiro, a piada também precisa ser bem feita para se ter diversão e risadas garantidas.
O mundo moderno está mais exigente, inclusive com os humoristas. Já não nos contentamos tão somente com tombos e jargões repetitivos.Queremos humor com conteúdo...
...Por isso que digo que fazer rir... É coisa séria!
Djanira Luz
Enviado por Djanira Luz em 30/11/2008
Alterado em 30/11/2008