APROVEITAR A VIDA OU RECLAMAR?
Aproveitei um evento para observar a natureza humana. Cheguei à conclusão de que muita gente é intolerante. Basta um atraso de, no máximo quinze minutos, para ser motivo de cara feia, resmungo, alteração de humor. Feio isso, não? Chato saber que a humanidade está perdendo a paciência por tão pouco... E olha que é não isso não aconteceu em fila de banco, mas numa confraternização!
Analisei e comprovei que se perde mais tempo reclamando do que aproveitando a vida. Alguns amigos e eu conversávamos sobre vários assuntos enquanto aguardávamos o início do evento, um outro grupo ficava cronometrando o relógio numa impaciência irritante. Nós ríamos com trivialidades e piadas; a banda protestante ficava enfurecida com o atraso.
Ao voltar para casa fiz uma lista de coisas de que agrado, de que nem tanto ou nenhum pouco para ver onde me encaixo: Se passo mais tempo reclamando ou aproveitando a vida. Também não gosto de atrasos, esperar em filas, de gente grosseira, de falta de educação, entre outras coisas. Mas, procuro não deixar que esses aborrecimentos sejam maiores ou mais importantes a ponto de atrapalhar meu dia. Além do mais, quero ser algo de bom e belo para o outro, não algo para ser repudiado.
Pessoas que reclamam muito afastam de si boas coisas e boas companhias. Assim como evito certos ambientes, evito pessoas como essas mencionadas. Penso que se são intolerantes com pequenos atrasos, devem ser muito exigentes com o outro. Muitas vezes, os que mais reclamam dos erros, das falhas e dos atrasos alheios, são os que mais cometem deslizes.
Se houver um atraso numa festa, se a comida do restaurante demorar a ficar pronta, ou você estando bom tempo numa fila do banco, procure manter o equilíbrio e ao invés de contaminar o outro com seu mau humor, contagie com sua alegria. É bem melhor ter ao redor um grupo alegre do que uma multidão enfurecida...
Vamos contribuir para um mundo melhor, onde haja tolerância, temperança e que saibamos suportar aquilo de que não nos agrada. Não precisamos gostar, apenas relevar certas coisas para que a vida flua melhor.
E você... Perde tempo reclamando ou aproveita a vida tirando o melhor dela?
Djanira Luz
Enviado por Djanira Luz em 30/11/2008
Alterado em 30/11/2008